sábado, 7 de novembro de 2009


Esta atividade foi realizada com os oitavos anos e foi retirada do TP6, unidade 23, seção 2 do avançando na prática.

Para iniciar, os alunos foram organizados em grupos de cinco alunos.

Em seguida receberam o texto “Outros modos de palavras” que consta na atividade cinco. A partir da leitura, os alunos tiveram que conversar sobre o uso da gíria no texto.

Depois cada grupo criou três perguntas sobre o uso de gírias e essas perguntas foram repassadas entre os grupos. Após todos os grupos terem respondido, um de cada grupo apresentou as perguntas e as respostas do seu grupo.

Em seguida, cada grupo teve que listar, em uma cartolina, as gírias mais conhecidas para eles. Novamente, apresentaram aos colegas e durante a apresentação, os alunos tiveram de dizer se utilizam essas gírias, como e quando.

E por fim, os alunos voltaram, no grupo, e tiveram a tarefa de produzir um texto que demonstrasse o uso das gírias, sendo que o texto tinha que estar no discurso direto e o assunto do texto, do interesse do grupo. Após o término dos textos, os alunos apresentaram aos colegas, sendo que todos participaram com alguma fala.

Depois que todos apresentaram, foi conversado e debatido sobre o uso das gírias e o seu entendimento perante as demais pessoas.

Os alunos ao se manifestarem, após as apresentações, deixaram claro, que o uso da gíria é possível somente entre conversas entre amigos, pois em um texto, o uso da gíria pode fazer com que não haja o entendimento adequado, devido a muitas pessoas desconhecerem o seu significado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário